LENDAS NEGRAS PARA CRIANÇAS

LENDAS NEGRAS PARA CRIANÇAS
LENDAS NEGRAS PARA CRIANÇAS

LENDAS NEGRAS PARA CRIANÇAS










LENDAS NEGRAS PARA CRIANÇAS 
Inspirada na cultura africana, a Cia das Histórias criou o espetáculo Lendas Negras para Crianças, com o objetivo de levar os contos africanos aos teatros, praças e escolas, ampliando o contato e a disseminação desta cultura junto ao público infantil. O projeto surgiu a partir da proposta da montagem de um espetáculo que valorizasse e exaltasse a beleza negra.
A montagem teatral Lendas Negras para Crianças é um ponto de partida para o diálogo sobre um presente conectado com seu passado, de forma a convidar seus espectadores a mergulhar na ancestralidade do povo brasileiro e em especial do povo negro. Para isso, o espetáculo tem um cuidado especial com a estética visual e com a forma do contar, dois aspectos de grande riqueza e beleza do povo africano.
As lendas serão apresentadas através do teatro de formas animadas (teatro de sombras, de figuras bidimensionais, bonecos de manipulação direta e máscaras). A música percussiva está presente, pontuando todo o espetáculo, que é conduzido pelos contadores de histórias, remetendo o público ao papel do Griot, sábio ancião africano, encarregado de perpetuar oralmente as tradições e costumes do seu povo.
As histórias escolhidas foram a lenda do Caçador de uma flecha só, Oyá: A mulher búfalo e O adivinho do Rei Oni, inspirados na mitologia africana e nas obras literárias de Pierre Verger. O primeiro mito é contado através do Teatro de Figuras (peças bidimensionais em madeira), baseado na geometria africana, fonte de inspiração também para Pablo Picasso em suas obras cubistas. Já o mito de Oyá, que retrata o universo feminino, é contado através do teatro de sombras e de abayomis, bonecas de pano negras com técnica de amarração. A última história é apresentada através de bonecos de manipulação direta, com estética inspirada no artesanato africano, tendo pequenos baús como objetos cênicos. A diversidade de linguagens artísticas exploradas no espetáculo o enriquece esteticamente. Este cuidado tem o objetivo de corrigir a imagem criada pelo período da escravatura brasileira, que aprisionou no tempo um povo belo e sua rica cultura, com seus reis, deuses, guerreiros e também pessoas simples, repletas de sentimentos nobres em seus corações. Uma cultura tão antiga quanto o homem e que por isso carrega a ancestralidade de todos nós.

 
.

FICHA TÉCNICA


Direção:
André Munhoz

Roteiro  e Direção de arte:
Aline Busatto

Bonecos:
Luiz Reikdal, Aline Busatto, André Munhoz

Pintura dos bonecos e objetos cenográficos:
Amanda Flou

Assitentes:
Jéssica Cardoso, Bruna Pereira, Elias Di Jorge, Geice Cardoso e Paulo Panah

Máscaras:
Marcelo Santosto

Objetos cênicos e adereços:
Antônio Busatto

Figurino:
Lú Cris

Elenco:
Aline Busatto
Bruno Gomes
Juan Munhoz
                                                                                         
Fotógrafo:
André Fontes

Produção:
AaZ Produções e artes

Realização
Cia das Histórias

Um comentário:

  1. hfyjgxjhtgetydshdjfgbsdjk bsdtguryv rv guny fdufsgvnr yasduiryn tl.ghcjhgv scguild srhsvk brgvd7fb cdscf cfjdsuyfgrwegjihrdjktgn rutyrjweth uwertuferywu truty vrukfhgkewutf7id ufgsdug dghuchglifgydgbhghdg ddu fysdifvdsgvdvbcugvzxvu fgsufgsdfusdg hhhu gfjsdfcu8g ygysfu dcfxchzcg vhhzd yzhdfjzczxugc vbs dfasdfyxcnxcg yg gx\cubc

    ResponderExcluir